Dias Marketing

Marketing-Site

Estratégias eficazes de marketing digital para pequenas e médias empresas

94% das empresas escolheram marketing digital como estratégia de crescimento, segundo pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, realizada por Resultados Digitais e outras organizações.

Entretanto, 95% das companhias reconhecem que suas estratégias de marketing digital têm algo a melhorar, conforme o mesmo levantamento. 

Ainda que muitos empreendedores optem pelo marketing digital para fazer o negócio crescer, os resultados nem sempre são os melhores.

Os efeitos podem ser ainda mais intensos para pequenas e médias empresas. Com orçamento curto e mão de obra reduzida, é preciso fazer um verdadeiro malabarismo para que os bons números apareçam.

Mas isso pode mudar agora.  Entender quais estratégias de marketing digital são mais eficazes para pequenas e médias empresas faz toda a diferença no desempenho do trabalho.

A fim de ajudá-lo nessa missão, elaboramos este material completo para que você consiga ter resultados satisfatórios com o marketing digital em sua empresa; veja:

  • Afinal, o que é marketing digital? 
  • Dicas para as PMEs se beneficiarem das estratégias de marketing digital
  • Vantagens do uso do marketing digital para pequenas e médias empresas
  • Estratégias eficazes de marketing digital para pequenas e médias empresas

Esperamos que, ao final desta leitura, você esteja mais consciente sobre o tema e consiga melhorar o trabalho com marketing digital. Acompanhe!

Afinal, o que é marketing digital? 

O marketing digital é um conjunto de estratégias e ações de marketing voltado para a divulgação de produtos e serviços utilizando canais digitais, como redes sociais, sites, e-mails e aplicativos. 

Para pequenas e médias empresas (PMEs), ele pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar novos clientes, fortalecer a marca e aumentar as vendas.

Importante dizer que o marketing digital é uma “extensão” do marketing tradicional; logo, é preciso voltar um pouco no conceito para entendê-lo com profundidade.

Marketing é o estudo dos mercados e das maneiras como uma empresa pode obter sucesso neles. Para isso, estudam-se o cliente, concorrentes, fornecedores, novos entrantes, agentes externos e outras organizações que possam ter impacto sobre o negócio.

Então, profissionais elaboram os melhores planejamentos e estratégias para a organização se manter competitiva no mercado e alcançar os seus objetivos.

Com o marketing digital, é preciso agir do mesmo modo. A diferença é que estamos falando do universo online. Assim, a empresa deve compreender a sua posição na internet e como ela pode ser bem-sucedida neste ambiente.

Tipos de marketing digital

O surgimento de demandas específicas e os diferentes comportamentos dos usuários na web fizeram surgir adaptações do marketing para o espaço digital. Entre as técnicas mais comuns, estão:

  1. marketing de conteúdo: criação e compartilhamento de textos, imagens e outros materiais relevantes para atrair e engajar o público-alvo;
  2. gestão de redes sociais: uso das plataformas para construir relacionamentos e interagir com os clientes,
  3. SEO: técnicas para aumentar o tráfego orgânico em um site através dos resultados de busca;
  4. marketing de influência: uso da influência de pessoas específicas para promover uma marca ou produto;
  5. e-mail marketing: envio de mensagens de e-mail personalizadas para informar, educar e manter o relacionamento com atuais e potenciais clientes;
  6. gestão de tráfego: publicidade em motores de busca para direcionar o tráfego ao site;
  7. inbound marketing: estratégia de marketing que atrai clientes através da criação de conteúdo relevante e personalizado.

Ainda que Instagram e TikTok sejam parte importante do marketing digital, ele é muito mais do que isso. Então, a sua empresa precisa expandir a visão sobre o assunto e explorar novas estratégias para ter sucesso na internet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *